A história da Mini Moto Panther
- Danilo Cheid
- 3 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Alguns anos antes da moto dobrável feita pela Honda, a Motocompo, o Brasil possuiu sua própria moto dobrável. Ela se chamava Motociclo Mini Panther, feita pela...Panther. A empresa na época localizada em Diadema surgiu com uma proposta pouco comum no cenário brasileiro, a de uma mini moto dobrável!

Como dito no próprio anúncio da máquina, a Mini Panther era vendida mais como uma forma de lazer do que uma forma de transporte prático para o dia a dia. Diferentemente dos dias de hoje, o trânsito e a falta de vagas não eram problemas tão graves no Brasil quanto são atualmente. A ideia então era colocar sua Panther no porta-malas do carro e levá-la para sua casa de campo, para um clube onde se pudesse passear com ela, etc.

A moto em sua posição estendida era bem pequena, estando aproximadamente na altura da cintura de um homem adulto, tendo uma altura que serve muito bem aos adultos mas ainda possível de ser pilotada por crianças ou adolescentes. Mas é dobrada que a moto realmente fica pequena. Cabendo numa sacola, que inclusive era um acessório da época(feita de nylon), era possível facilmente colocá-la no porta-malas dum carro, para levá-la onde se quisesse. A operação para dobrá-la é simples e consistia em abaixar o banco, dobrar o guidão, abaixar o farol e dobrar parte do quadro. Para fazer tudo isso não era necessário usar nenhuma ferramenta.

Com um motor dois-tempos de 50 cilindradas em um único (e pequeno) cilindro e o peso de 32kg, ela é capaz de chegar até 40km/h. Uma grande vantagem dela é que possui câmbio automático, algo ideal para a proposta de garantir um passeio tranquilo e divertido. Como mostrado no anúncio dela vinculado na época, existiam três opções de cor disponíveis: vermelha, prata e amarela. Além de tudo isso, conseguia fazer 50km/l, uma marca excelente de autonomia.

Além dessas duas motos dobráveis citadas no texto, existiram algumas scooters e outras variações de motos dobráveis no passado, especialmente nos anos 60. A ideia de uma pequena motocicleta dobrável para ser usada como uma alternativa de transporte diário ou mesmo para lazer sempre foi algo recorrente nas últimas décadas, seja pelas mais antigas, que eram principalmente européias, seja pela dupla Panther e Motocompo dos anos 80, ou até pelas várias criações motorizadas dobráveis que foram criadas ao longo dos anos seguintes, inclusive recentemente que foram criados protótipos de motos/scooters dobráveis.
Comments