top of page

Dicas para Motos: Protetor de Coluna

  • Danilo Cheid
  • 25 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Começando uma nova série de posts: Dicas para motos. Aqui, vou escrever sobre acessórios para as motos, para os pilotos, úteis para a pista ou para uma viagem. Também falarei sobre dicas de postura, manobras e etc.

O primeiro item que vou falar sobre nessa série é o protetor de coluna. Ele é, depois do capacete, uma das peças de proteção mais importantes para o motociclista. Esse protetor consiste basicamente numa placa, dividida em várias partes menores, que envolve as costas do piloto e é amarrada ao redor de seu tronco, servindo para absorver impactos à coluna vertebral.

Sobre o protetor:

Feita geralmente de polímeros, é resistente o suficiente para garantir proteção, mas ao mesmo tempo, não é tão dura, garantindo que usá-la continue sendo confortável. A cinta elástica usada para amarrar essa placa deve ser apertada o suficiente para mantê-la bem presa, mas não demais para não causar incômodos durante a pilotagem.

Esse tipo de proteção é muito usada por pilotos de motocross ou de motos esportivas, mas também pode (e deve) ser usado para se pegar estradas. Não só ele é extremamente útil para o piloto mais casual, mas em competições esportivas é uma peça obrigatória para todo competidor.

Existem algumas variações: A mais comum que é a placa que se estende do início ao final das costas; uma versão menor que cobre apenas a metade de cima das costas; um que é incorporado a um colete; e protetores de coluna que são embutidos em jaquetas de motociclistas e que podem ser removíveis ou não. O primeiro é o mais recomendado de todos, por oferecer a maior proteção; mesmo assim, as outras opções são mais seguras do que não usar nenhuma delas.

A coluna vertebral humana pode num acidente ser facilmente dobrada ou curvada num impacto, de um modo que causaria lesões que vão desde mais leves até uma paraplegia em casos mais graves. Essa proteção visa evitar essas lesões, mantendo a coluna na posição correta, num ângulo que não seja muito além do natural, mesmo diante dum acidente.

História:

O protetor de coluna foi inventado pelo piloto inglês Barry Sheene. Quando criança, ele era muito desinteressado na escola, saindo dela aos quinze anos de idade. No entanto, ele não ficou parado, voltando sua atenção para as motos ao ajudar seu pai, que era dono duma oficina que preparava motocicletas.

Crescendo nesse ambiente de corridas, rapidamente se viu as habilidades do garoto como piloto, e aos 17 anos, ele já era o responsável por testar as motos que eram preparadas por seu pai. Rapidamente, ele já estava ganhando corridas e, em 1970, ele comprou uma Suzuki 125 usada para competir na Categoria 125cc, chegando em segundo lugar e mostrando sua tremenda habilidade, especialmente, pois, ele competiu com seus recursos contra equipes de fábrica muito melhor equipadas. Em 1973, ele se tornou um piloto para a Suzuki, tendo sua primeira vitória grande no Campeonato F750.

Naquela época, mais ainda que agora, corridas de motocicletas eram extremamente perigosas, ocasionando regularmente lesões graves e até mortes. O próprio Sheene ao longo dos anos sofreu diversos acidentes graves, que o levaram a buscar formas de melhorar a segurança para os pilotos.

Foi pensando nisso, que ele criou um protótipo para aquele que seria o primeiro protetor de coluna, usando viseiras de capacetes velhos, coladas num arranjo parecido com a carapaça de uma lagosta, ao longo de suas costas. A ideia foi tão boa que, alguns anos mais tarde, a Dainese (uma das maiores fabricantes de acessórios para motociclistas) melhorou o conceito e começou a produzir esses protetores em larga escala.

A ideia de Barry Sheene seria responsável por salvar inúmeros motociclistas de graves lesões na coluna e de paraplegias ao longo das futuras décadas.

Guia de compra:

Aqui estarão separados alguns modelos de protetores de coluna, separados por faixas de preço. Lembrando que são apenas algumas sugestões, havendo muito mais opções no mercado.

- Menos de 100 reais - Multilaser Raptor/ Protetor de Coluna DSR

- 100 a 300 reais - Texx Vest T-1/ Protetor de Coluna X1

- 300 a 500 reais - Tutto Moto Combat/ Texx Tecno Evolution/

- 500 a 1100 reais - Alpinestars Nucleon Kr-1/Kr - 2/Kr- 3/ Alpinestars Track Vest / Dainese Manis

Commentaires


© 2017 por Danilo Cheid

bottom of page