A história da Honda Goldwing
- Danilo Cheid
- 12 de abr. de 2018
- 3 min de leitura

A Honda Goldwing é possivelmente a melhor moto Touring que há! Pelo menos esse é um consenso entre seus donos, que amam muitos suas "Golds" e as usam para viagens que podem chegar a milhares de quilômetros. Conversando com um proprietário e amante do modelo aqui do Brasil, ouvi dele "A Goldwing é a melhor moto que tem para se viajar em um asfalto bom".
Nascida em 1975, a Goldwing, ou GL 1000, começou como uma naked, igual suas irmãs menores, por exemplo a CB750, mas os proprietários logo tratavam de equipá-la com carenagens, bolhas, malas e sissy bars. Sua proposta desde o início era ser uma referência em motos Touring(motos feitas para longas viagens) e para isso, além do seu tamanho avantajado e banco largo, visando garantir maior conforto, ela era equipada com um motor de quatro cilindros boxer(opostos) de 1000cc(1 litro), suficiente para empurrar a moto carregada de malas e com duas pessoas em cima dela.

Com diversas evoluções ao longo do tempo, que a deram maiores motores e outros luxos, como versões já equipadas de fábrica com bolhas ou carenagens, ela foi se tornando uma moto cada vez mais especializada em cobrir grandes distâncias(uma "mile muncher", ou devoradora de milhas, como dizem os americanos). No entanto, uma de suas maiores evoluções foi o modelo GL1500, surgida em 1988.

A Goldwing 1500, que sobreviveu de 1988 até 2000, ganhou além do motor que agora tinha seis cilindros opostos, uma marcha a ré! Dado o seu peso que quase atingia os 400 quilos quando cheia, a ré se mostrava extremamente útil para tirar o piloto de alguns problemas que ele poderia ter ao movimentar a moto com os pés, como alguma inclinação. Essa marcha não era mecânica, como a dos carros, mas sim, usava o próprio motor de partida da moto, e revertia sua força, para mover as rodas em sentido contrário. Além dessa inovação, que foi pouquíssimas vezes usadas em motocicletas, uma de suas maiores características era seu novo motor; os seis cilindros opostos e deitados garantiam não só uma baixa vibração e ruído, mas mantinham o centro de gravidade da moto bem baixo, o que melhorava a ciclística, principalmente em baixas velocidades e para manobrar a moto. Ademais, o motor usava injeção eletrônica, algo ainda incomum na época, especialmente no mundo das motocicletas. Com visual futurista(para aquele tempo), era diferente de tudo que rodava sobre duas rodas nas estradas.

Agora, sua forma mais conhecida e mais refinada tecnicamente(pelo menos até a nova geração, que foi recentemente estreada), é a lançada em 2001. Uma evolução da GL1500, a então nova GL1800, pegava tudo de bom da geração anterior e refinava suas qualidades. O chassi agora era de alumínio, o que fazia com que a 1800, mesmo sendo maior que a 1500, fosse mais leve que esta. O motor de seis cilindros opostos teve sua arquitetura melhorada e sua cilindrada ampliada de 1500 para 1800 cilindradas; esta nova usina ficou conhecida por ser incrivelmente silenciosa, sendo que o único barulho que se ouve é o ar sendo admitido pelo motor, e por ter muito torque a baixas rotações.
O visual foi modernizado, a tornando ainda mais bonita, com muitas curvas, ao mesmo tempo que gerava uma aerodinâmica melhor. Essa aerodinâmica, inclusive, é o que faz com que o piloto ande na moto ouvindo pouco barulho do vento, que é bem filtrado pela carenagem e pela bolha, tornando a viagem mais agradável e menos cansativa.
A marcha a ré permanecia, ainda usando o motor de partida, e continuava um item muito apreciado em situações difíceis de lidar dado o peso da máquina, ou para pessoas que não tinham força o suficiente nas pernas para empurrá-la. O banco, tanto para o piloto quanto para o garupa, é simplesmente fantástico, garantindo conforto para horas e horas em cima da Gold; o passageiro inclusive contava com apoio para as costas que mais fazia o banco parecer uma poltrona. Muitos proprietários do modelo inclusive o equipam com acessórios como apoio de costas para o piloto, apoio de braços para a garupa e até porta-copos(!).

O novo modelo, lançado esse ano, é uma evolução da GL1800 de 2001-2017, aprimorando suas características e diminuindo seu peso para se tornar uma moto mais amigável de ser usada. Abordarei ela num futuro próximo, com um post separado contando tudo sobre ela.
Até lá!
Comments